Conhecida por anos como Impotência Sexual Masculina, a Disfunção Erétil como é atualmente denominada, mudou o nome do fantasma que aflige 50% dos homens com mais de 45 anos.
Tratar Disfunção Erétil não é tão fácil como parece. Não é só tomar “um remedinho azul” que tudo volta ao normal. Muitas vezes ao tomar essa medicação, que somente no nosso país é vendida sem receita médica, você pode piorar a situação e atrasar sua melhora.
O tratamento está ligado ao diagnóstico correto. Pode ser através de Terapia Sexual, Medicamentos, Cirurgias e mais recentemente e muito promissor a Shockwave Therapy – Terapia por ondas de Choque.
Difícil identificar paciente que somente tenha o fator psicológico ou orgânico. Normalmente o tratamento é feito de forma combinada.
A associação de tratamentos ao longo do tempo se mostra mais eficaz.
Existem hoje no mercado inúmeros drogas vasoativas orais, e que realmente revolucionaram o tratamento da Disfunção Erétil.
Além disso a descoberta da importância da Testosterona para a função sexual normal, foi mais um fator para a melhora dos tratamentos.
As cirurgias de implante de próteses penianas ( infláveis ou não) é deixada para casos refratários, que não responderam as medicações orais ou injetáveis. É um tratamento definitivo.
Mais recentemente a Shockwave Therapy, que é um tratamento por ondas de choque com baixíssima frequência. O método promete aumentar o número de vasos sanguíneos no corpo cavernoso, restabelecendo a circulação normal. Os estudos foram muito positivos e os trabalhos atuais comprovam os resultados iniciais.