A DOENÇA DE PEYRONIE é a curvatura da haste peniana.
Diferente da curvatura congênita, quando o paciente já nasce com o pênis curvo.
Na Doença de Peyronie, o pênis anteriormente retificado começa a curvar se um sem fator causal aparente.
A doença foi descrita inicialmente pelo médico francês F. de La Peyronie.
Causador de grande transtorno psicológico e anatômico. A teoria atualmente mais aceita é de agregação descontrolada das fibras colágenas , responsáveis pela cicatrização, dentro do pênis.
Após micro traumas repetitivos durante a vida sexual desse paciente, o pênis começa a curvar para o lado onde aconteceu essa lesão. Os pacientes muitas vezes detectam nódulos endurecidos no pênis mesmo em flacidez. Algumas vezes a ereção é acompanhada de dor. Essa curvatura é mais comum para a região dorsal, mas pode acometer qualquer porção do pênis.
O diagnóstico é feito pela história clínica, e é solicitado que o paciente traga uma fotografia do membro em ereção. Confirmado o diagnóstico, deve se estudar o grau de ereção que esse paciente tem, isso irá determinar qual o melhor tratamento para esse paciente. Portanto para pacientes que nos escrevem solicitando diagnóstico via correio eletrônico, é indispensável a consulta presencial com a fotografia para determinar qual o melhor tratamento.
O importante é que o paciente com Peyronie entenda que ele não está com Câncer de Pênis, e que os tratamentos atuais tem ótimos resultados.