É um procedimento micro cirúrgico para restabelecer a conexão entre os canais que foram interrompidos após a cirurgia de vasectomia. Qualquer homem sexualmente ativo pode ser submetido a cirurgia, desde assim o deseje. Pois embora os trabalhos mostrem que as taxas de sucesso são maiores quanto mais recente foi realizado a vasectomia, temos visto pacientes com 10,15 e até 22 anos de cirurgia que tiveram sucesso com a realização da reversão da vasectomia.
O procedimento é complexo, mas uma equipe experiente pode realizar o procedimento em 90 a 120 minutos. O procedimento é mais delicado e demorado que a vasectomia. No entanto o paciente recebe alta logo após o procedimento é já deve ter ejaculações no dia seguinte a cirurgia.
As taxas de sucesso giram em torno de 50 a 90%, sendo que o sucesso aqui, não é a gravidez, oque chamamos de “bebê em casa”, mas sim, o surgimento de espermatozoides no esperma.
A saída de espermatozoides não é imediata, na maioria das vezes. Já tivemos pacientes que conseguiram engravidar no segundo mês após a cirurgia, outros que demoraram 2 anos, e também alguns que não obtiveram o sucesso esperado.
E importante que o casal entenda que a saída de espermatozoides embora aconteça, não é garantia de gravidez. Todos esses fatores e informações devem ser avaliadas e questionadas durante a consulta médica.