Tratamento da doença de Peyronie

Conheça o tratamento

Até poucos anos atrás o tratamento da curvatura causada pela Doença de Peyronie somente era tratada com o uso de medicações orais ( vitamina E, colchicina, e anti inflamatórios ) ou através de procedimentos cirúrgicos tipo plicatura do corpo cavernoso. Processos esses que ao longo dos anos se mostraram ineficazes ou pouco eficazes. O primeiro fator que tem que ser avaliado no paciente portador de Curvatura de Peyronie, é o grau de ereção que esse homem ainda tem. Em segundo o grau de curvatura. Em terceiro se a dor persiste ou não. E quarto, mas não menos importante o tamanho da haste peniana.

Os tratamentos atualmente aplicados são: as cirurgias de plicatura do corpo cavernoso, ressecção da placa calcificada, uso de enxerto ( tela ) para retificar a haste, aplicação de colagenase sobre a placa, próteses penianas e mais recentemente o uso de “Shockwave Therapy”. Algumas dessas terapias estão disponíveis em nosso meio, outras não.

A plicatura do corpo cavernoso, é um procedimento cirúrgico, onde após identificação do grau de curvatura, é incisado o corpo cavernoso “normal” afim de traciona lo contra a curvatura. Procedimento simples, porém com inconveniente de poder reduzir o tamanho peniano. Além de que quando em ereção o paciente pode persistir sentir dor e os pontos dados para corrigir a curvatura. É o procedimento mais realizado.

A ressecção da placa calcificada, é um procedimento cirúrgico, um pouco mais complexo que a cirurgia de plicatura, pois nesse a incisão é feita dentro do corpo cavernoso e retirado parte dele. Nesse procedimento muitas vezes é necessário a manipulação do feixe vasculho-nervoso, o que pode ocasionar diminuição da sensibilidade do pênis durante um período.

O uso de enxerto, é um procedimento complexo, realizado em apenas alguns centros de referência. A placa é retirada cuidadosamente e no seu local é colocado material para preencher e manter o pênis retificado. O cuidado maior está na liberação do feixe vasculo-nervoso do pênis.

A aplicação de Colagenase, é bastante recente. È atualmente o único tratamento liberado pelo FDA americano, órgão que regulamento os tratamenos nos Estados Unidos. Consiste na aplicação de injeções no corpo cavernoso, dentro da placa calcificada, a fim de “dissolver” e com isso retificar. Não é um processo rápido. Deve se esperar um período de 3 a 6 meses para apresentar melhora da curvatura. Noentanto, não tem o inconveniente da redução da haste do pênis.

A Terapia por ondas de choque ou ‘Shockwave Therapy”, é a mais nova modalidade para tratamento de Doença de Peyronie. Consiste da aplicação de ondas de choque de baixíssima frequência que irão remodelar a placa calcificada, melhorando a curvatura e a circulação sanguínea do pênis.

A colocação de próteses penianas ( infláveis ou não) encontra sua indicação correta nos pacientes que não apresentam ereção e que tenham lesão em ampulheta, chamada “acinturamento do pênis” e que realmente incomodem esses pacientes.

O uso de comprimidos, gel e pomadas não encontra espaço atualmente no tratamento do Peyronie. Importante que o paciente e o médico que o assiste, tenha conhecimento das novas terapias afim de oferecer ou encaminhar o paciente para um tratamento adequado.

Agende seu horário:

Leonardo de Souza Alves - Doctoralia.com.br

Entenda o procedimento

Rua da Bahia nº2696 - Sala 1303 - Edifício Domani - Lourdes BH/MG - 31160-012

31 3225-0907

31 98303-9811

andrologiabh@gmail.com

×