VARICOCELE é uma doença responsável por causar infertilidade no homem. É uma doença dos vasos escrotais. São varizes, dilatadas, que impedem a circulação correta do sangue nos testículos. Portanto é uma predisposição do paciente ter a varicocele. Através do exame físico do paciente e com a realização de exame de ultra som, como método complementar, pode se fazer o diagnóstico.
Algumas vezes a varicocele pode vir associada com dor escrotal. Principalmente nos homens que ficam muito tempo de pê ou fazem muito esforço físico. Também podem ser observadas pelo aumento do volume escrotal.
O tratamento, quando indicado, é cirúrgico. E tem por objetivo eliminar as veias dilatadas e melhora o fluxo de sangue escrotal. Com isso a função de produção de espermatozoides pode melhorar, pois o testículo irá trabalhar em melhores condições.
Temos observado que a realização da cirurgia com magnificação óptica, microscópio ou lupa, aumenta a acurácia do procedimento. As taxas de melhora dos padrões do espermograma, em até 6 meses após o procedimento, estão em torno de 68%. Importante frisar que essa taxa refere-se a melhora da qualidade exame de espermograma, e não necessariamente da taxa de gravidez.